terça-feira, 18 de maio de 2021

SUPERAÇÃO NA OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇOS E TRABALHO REALIZADO DO GESTOR PROCURA MINIMIZAR A FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO COLOCADO PELO ESTADO




COM UMA PROPORÇÃO DE 147,75 PRESOS PARA CADA POLICIAL PLANTONISTA, APOSTAR EM SOLUÇÕES  PROVISÓRIAS PARA OTIMIZAR OS ESPAÇOS FÍSICOS EM FUNÇÃO DO BAIXO EFETIVO FOI A SOLUÇÃO ENCONTRADA PARA VIABILIZAR O FUNCIONAMENTO DO PRESÍDIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE.




Um dos desafios do Policial Penal Lindoval Gomes, que a 8 (oito) meses está como gestor da unidade prisional, é comandar sua pequena equipe de Policiais Penais, proporcionando um ambiente seguro para os próprios policiais, servidores técnicos, prestadores de serviço, visitantes, além das pessoas presas; visando a boa e efetiva prestação do serviço público. 




Em visita de diretores do sindicato da categoria SINPOLPEN-PE, a unidade de  Santa Cruz do Capibaribe pode-se observar como as criteriosas mudanças estruturais estão conseguindo tornar executável as atividades rotineiras com o baixíssimo efetivo.


Entretanto, a falta de efetivo dificulta algumas questões para melhoria da segurança da unidade.


PRINCIPAIS MUDANÇAS OBSERVADAS: 


O fluxo de entrada dos visitantes sofreu alterações, como a realocação das catracas, para que todos os visitantes pudessem passar pelo escanner corporal. 


Segundo  informação do próprio gestor, todas as visitas  já estão devidamente cadastradas.


Foi construído uma elegante e funcional bancada na permanência para maior conforto dos policiais que lá trabalham.  


A sala de vídeo conferência passou a ser próximo da permanência, o que possibilitou maior controle pelo plantão, que também administra as apresentações judiciais.


A supervisão de Segurança passou a funcionar mais próximo dos pavilhões, servindo como posto avançado além das grades da permanência e permitindo que haja uma ação mais rápida com relação a possíveis demandas.


A armaria e parlatório sofreram intervenções pontuais e funcionais.


Os alojamentos receberam algumas significativas melhorias.


O serviço de câmeras de segurança passou a ser monitorado também pela permanência.


Porém , observou se a necessidade de maior quantidade de efetivo para uma agilidade maior para ações operacionais, pois da forma atual aumenta a sobrecarga de trabalho e o risco a segurança.


DESAFIOS


Questionados pelo diretores do SINPOLPEN PE a respeito do forte mal odor percebido no local onde as visitas aguardam para adentrar na unidade prisional, o quê posteriormente ficou constatado pela existência de um esgoto a céu aberto, o gestor informou “Nossa preocupação não é só com a exposição dos familiares dos presos, mas também com o meio ambiente e uma comunidade vizinha...”, e que já encaminhou a situação à Secretaria (SERES) e que também está se mobilizando junto ao Executivo local em busca de soluções. 


Também foi constatado a não existência de máquina de raio “X” em funcionamento para as bagagens, nem de ambulância e o setor jurídico não possui Assessor Jurídico (advogado) lotado na unidade. 


DESTAQUES


Os Policiais Penais fardados, em sua maioria no PADRÃO!


A inexistência de casos confirmados de COVID 19, com um trabalho de prevenção por conscientização, busca ativa e isolamento ao menor sintoma apresentado.


Índice baixíssimo de presos em contato com a permanência e o setor administrativo.


A limpeza e a higiene intramuros da unidade foi um dos pontos que chamou mais atenção dos diretores sindicais, assim como a pequena horta que possibilita para os Policiais Penais o preparo de saladas isentas de agrotóxicos, com tomates cereja, alguns temperos, maracujá e mais.


Empolgado com os desafios encontrados e feliz com os resultados já conquistados Lindoval faz planos: “... realocação do alojamento feminino, ampliação do alojamento masculino, banheiro para as técnicas de saúde, readequação de salas para atender alguns setores, mudança do alojamento da PM para um ponto estratégico...”


O SINPOLPEN-PE deseja pleno êxito a gestão, e agradece a acolhida dos Policiais Penais, em especial ao gestor, que pessoalmente respondeu nossos questionamentos e acompanhou pessoalmente a visitação de inspeção dos diretores Maurício Viana e Osvaldo Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário