quarta-feira, 8 de março de 2023

Jornal do Comércio




Fonte:

https://m.youtube.com/watch?v=KkFH_ujar30&feature=youtu.be

Coluna jornalista Raphael Guerra


*VÍDEO: Criminosos arremessam materiais para detentos do Complexo do Curado, no Recife*


Imagens reforçam que presos agem livremente no Complexo Prisional do Curado, um dos mais superlotados do País


O sistema prisional de Pernambuco continua inseguro e com os criminosos agindo livremente. Um vídeo, que começou a circular nas redes sociais, mostra o momento em que materiais ilícitos são arremessados para detentos do Presídio Marcelo Francisco de Araújo, no Complexo Prisional do Curado, no Recife, na noite da última segunda-feira (6). Nada é feito para impedir a ação.


Nas imagens não é possível identificar os materiais que são jogados para os detentos, mas o Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco (Sinpolpen-PE) destacou que "pode ser armas, drogas, bebidas, celulares", por exemplo.


A entidade denuncia que há cerca de 1.455 detentos no Presídio Marcelo Francisco de Araújo, enquanto a capacidade é de 464 vagas. "Atualmente, existem 181,8 presos para um policial penal", destacou a sindicato. 


A resolução n 9/2009 do Conselho Nacional de Política Criminal Penitenciária prevê que o ideal é ter cinco presos para um policial penal. 


"O Sinpolpen-PE informa que tais fatos acontecem por falta de efetivo na guarda interna de policiais penais que, devido ao baixo efetivo, não permite que existam postos avançados e nem a possibilidade de ocorrer rondas nas áreas dos pavilhões para conter que presos transitem livremente dentro da unidade e que objetos arremessados possam ser recolhidos pela guarda interna", disse a entidade.


A Coluna Segurança solicitou posicionamento da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) e aguarda retorno. 


ASSASSINATO EM PENITENCIÁRIA DE ITAMARACÁ

Na última sexta-feira (3), um detento foi assassinado a tiros Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá. A vítima foi identificada como Eduardo Pereira Canha Júnior, de 32 anos


O autor do crime foi outro detento da penitenciária. O nome não foi revelado. A Polícia Civil está investigando o caso.


A unidade prisional conta, atualmente, com 1.140 presos. E, em média, há sete policiais penais por plantão. 


Fonte:


https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/seguranca/2023/03/amp/15193454-video-criminosos-arremessam-materiais-para-detentos-do-complexo-do-curado-no-recife.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário