sábado, 4 de março de 2023

Notícia no G1 - GLOBO


VÍDEO: Detento é assassinado por outro preso em penitenciária de segurança máxima em Itamaracá

Eduardo Pereira Canha Júnior, de 32 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.


Um detento foi assassinado por outro preso dentro da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, no Grande Recife (veja vídeo acima). O crime, que aconteceu por volta das 18h de sexta (3) na unidade de segurança máxima, será investigado pela Polícia Civil.


O homicídio foi registrado por uma câmera de segurança da unidade. Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram o momento em que a vítima, Eduardo Pereira Canha Júnior, de 32 anos, anda dentro da penitenciária, segurando um objeto, quando o outro presidiário chega em sentido oposto.


O segundo homem se aproxima, aponta a arma e atira à queima-roupa contra o detento, que cai no chão.


O autor do disparo continua com a arma apontada para a vítima e, em seguida, começa a arrastar o corpo pelo pavilhão, até abrir os braços, aparentemente, ao ser abordado por policiais penais. O nome do atirador não foi informado pela polícia.



Segundo informações repassadas pelo Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Pernambuco (Sinpolpen-PE), a vítima era natural de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.


Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o crime foi registrado pela Força-Tarefa de Homicídios da Região Metropolitana Norte. Ainda segundo a corporação, a vítima chegou a ser socorrida no local, mas não resistiu aos ferimentos.


“As medidas cabíveis foram tomadas e as investigações seguem até a elucidação dos fatos”, afirmou a corporação.



*Déficit de profissionais*


Em nota, o Sindicato dos Policiais Penais de Pernambuco (Sinpolpen-PE) disse que o crime é reflexo do déficit de profissionais nas unidades prisionais do estado.


De acordo com o sindicato, a Barreto Campelo tem, em média, sete policiais penais por plantão para 1.140 presos, o que equivale a 162 presos para cada agente. O recomendado, segundo a entidade, é que a proporção seja de cinco presos para cada profissional.


Além disso, aproximadamente 70% das guaritas externas das unidades do estado, que são de competência de policiais militares, estão desocupadas ou foram desativadas por falta de efetivo. Já a guarda interna feita por policiais penais está com déficit de mais de 2.500 profissionais.


O sindicato cita, ainda, que há "inúmeros" cargos comissionados sem nomeação desde janeiro. "A falta de tais cargos provoca a grave crise no sistema Penitenciário, pois setores cruciais estão sem o devido comando legal", afirma.


O que diz o governo


Por meio de nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco (SJDH) informou que vem trabalhando "incansavelmente" para corrigir a "incapacidade do governo anterior" em relação ao sistema penitenciário. A pasta disse que recebeu um déficit de 17 mil vagas da gestão passada, de Paulo Câmara (PSB) .


A secretaria afirmou, ainda, que está realizando a formação de 1.354 policiais penais, em fase de conclusão. A pasta também ressaltou que vem fortalecendo o contato com o governo federal para avançar na criação de vagas.


Fonte:


https://g1.globo.com/google/amp/pe/pernambuco/noticia/2023/03/04/video-detento-e-assassinado-por-outro-preso-em-penitenciaria-de-seguranca-maxima-em-itamaraca.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário